domingo, 4 de outubro de 2015

E Cravolândia nasceu assim...

Vista do Alto do Cruzeiro

Cravolândia é um município brasileiro do estado da Bahia. Localizado na região do Vale do Jiquiriçá, está a 350 m acima do nível do mar. O município ocupa uma área de 295 km2 e a população estimada em 2015 era de 5.560 habitantes - com 31,08 hab/km2. Quem nasce aqui é cravolandense. 
O município foi fundado pelo industrial Mário da Silva Cravo em 16 de julho de 1962. Natural de Pedrão, depois município de Irará (BA), ele era deputado estadual na época. O nome Cravolândia foi dado em homenagem ao seu fundador, sendo uma derivação feita a partir do seu sobrenome.

Limites
Cravolândia é limitada pelos seguintes municípios: Itaquara, Santa Inês, Ubaíra e Wenceslau Guimarães. A distância média entre o município e a capital baiana (Salvador) é 317 km, cujo percurso é feito pelas rodovias BR 116 e BR 101.
Sua história está diretamente ligada ao cultivo do Café Cravo, nos anos 50 do século passado. Produto de exportação da fazenda Palestina, de propriedade do deputado estadual e empresário, Mário Cravo - pai do escultor Mário Cravo Filho e avô do fotógrafo Mário Cravo Neto, famosos por retratar a Bahia em suas obras.
Na década de 1960, o município chegou a ser grande produtor de café. Ocorreram pragas, o plantio foi erradicado, sendo retomado nos anos 70, mas não com a mesma força.
O nome Cravolândia é uma homenagem a Mário Cravo, que também foi o primeiro prefeito da cidade. Antes, a localidade era conhecida como “Olhos D´Água do Carrasco”, nome que foi provavelmente colocado pelos tropeiros que paravam para beber água, negada pelo dono da área. Também foi conhecida como “Igatiquira”, nome indígena que, segundo os moradores, significa “onça pequena”.


Zona rural
Cravolândia é composta pelas seguintes comunidades rurais: Água Branca, Cama de Vara, Campo de Aviação, Congu, Gameleira, Palestina, Piabanha, Piabinha, Ponte de Cimento, Ponto Novo, Riachão da Gameleira, Rio Preto e Riacho Fundo.

Breve histórico
Cravolândia foi um povoado que primeiramente pertenceu ao município de Jiquiriçá e, logo depois, a Santa Inês. Em 8 de dezembro de 1961, foi feito um plebiscito para a emancipação política de Cravolândia. Este dia ficou conhecido como o “Dia do Sim”. Em 16 de julho de 1962, a emancipação política foi oficializada. O povoado foi elevado à categoria de município com a denominação de Cravolândia, pela Lei Estadual nº 1714, de 16/07/1962.


FONTES: IBGE, Wikipédia, “Cravolândia: cidade pequena e aconchegante”, “Breve histórico do município de Cravolândia – Bahia”, “Viver Bahia: Cravolândia”, "Meus Olhos d´Água, Cadê? De Olhos d´Água a Cravolândia"

Nenhum comentário:

Postar um comentário